Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS), particularmente esta quarta geração, é uma tipologia de operação que tem como objetivo promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social num determinado território, mobilizando para o efeito a ação integrada de diferentes agentes e recursos disponíveis. Os CLDS4G constituem-se como um instrumento de combate à exclusão social fortemente marcado por uma intervenção de proximidade realizada em parceria.
Projeto que visa promover o envelhecimento ativo e a autonomia da população idosa, através de ações socioculturais, ações de acompanhamento e assistência individual, de valorização de saberes e culturas locais, assim como, a dinamização de programas de voluntariado vocacionados para o trabalho com a população idosa.
O CLDS de Oliveira do Hospital pretende revitalizar associações e eventos, bem como auxiliar na auto-organização das comunidades de forma a estas darem a melhor resposta a possíveis calamidades. Tenciona ainda facilitar o acesso da população residente em situação de isolamento social, a diversos serviços de utilidade pública.
A operacionalização do projeto tem como principal objetivo a execução das atividades em parceria/colaboração com as várias entidades locais.
Nome | Função/Perfil Profissional |
Júlio Mendes | Coordenador |
Ana Luzia Brito | Gestora Financeira |
Joana Saraiva | Técnica Superior de Serviço Social |
Paula Ferrão | Técnica Superior de Animação Sociocultural |
Carolina Garcia | Técnica Superior de Gerontologia Social |
Entidade Promotora | Município de Oliveira do Hospital |
Entidade Coordenadora Local da Parceria | Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral |
Entidade Local Executora das Ações | Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral |
*Chamada para a rede fixa nacional
Descrição: Valorizar e divulgar as vivências, saberes e profissões dos(as) nossos(as) destinatários(as), de forma a melhorar a sua autoestima. Glorificar o seu passado e ampliar as suas possibilidades de integração na comunidade, combatendo assim o seu isolamento.
As Histórias de vida relatadas são alvo de divulgação pública através de um programa transmitido pela Rádio Boa Nova.
População Alvo: População Idosa e/ou com Incapacidade ou Deficiência a Residir em Situação de Isolamento.
Descrição: Dinamizar sessões de animação socioculturais de carácter individual/coletivo destinadas à população idosa, residente nas localidades da periferia do concelho. As atividades dinamizadas vão de encontro aos gostos e interesses individuais dos(as) destinatários(as); Esta atividade visa a estimulação de um processo de envelhecimento ativo através da participação dos(as) destinatários(as) nas sessões de atividade física para idosos(as), sessões de exercícios de estimulação cognitiva e sensorial, assim como atividades lúdicas que promovam a socialização e convívio.
População Alvo: População Idosa e/ou com Incapacidade ou Deficiência a Residir em Situação de Isolamento.
Descrição: Proceder à recolha e divulgação pública do Património Imaterial concelhio, junto dos(as) destinatários(as), com o intuito de deixar o legado para as gerações futuras. O principal enfoque assenta em canções; danças; jogos tradicionais; poesias e ditados populares, assim como costumes e tradições, referentes às gentes do concelho.
População Alvo: População Idosa que Reside em Situação de Isolamento
Descrição: Promover experiências culturais e de lazer diversificadas de forma a contribuir para a melhoria do bem-estar físico, psicológico e social dos(as) destinatários(as). Estas experiências assentam fundamentalmente na realização de passeios/visitas culturais. Tem como objetivo a realização de visitas/passeios culturais a locais/ património/eventos no concelho e fora do concelho.
População-alvo: População Idosa e/ou com Incapacidade ou deficiência a Residir em Situação de Isolamento;
Descrição: Realizar a entrega de bens e serviços de primeira necessidade (bens alimentares, levantamento e entrega de medicamentos/receitas, entre outros) ao domicílio dos(as) destinatários(as).
População Alvo: População Idosa e/ou com Incapacidade Temporária ou Deficiência.
Descrição: Proporcionar o contacto audiovisual entre os(as) destinatários(as) e familiares e/ou amigos(as) que se encontrem geograficamente distantes, com recurso às novas tecnologias. Potenciar competências nos(as) destinatários(as), que demonstrem interesse, no sentido de aplicar as ferramentas e mecanismos necessários para a realização das chamadas audiovisuais de forma autónoma.
População-alvo: População Idosa e/ou com Incapacidade ou Deficiência a Residir em situação de Isolamento
Descrição: Realizar o acompanhamento individual à distância através de chamadas telefónicas, com a periodicidade definida pela Equipa Técnica. Diagnosticar possíveis necessidades e minimizar o sentimento de solidão.
População Alvo: População Idosa e/ou com Incapacidade ou Deficiência a Residir em Situação de Isolamento.
Descrição: Projeto de voluntariado vocacionado para o trabalho com população idosa. Os(As) voluntários(as) acompanham os(as) idosos(as) a residir em situação de isolamento social. A operacionalização desta atividade assenta em dois tipos de voluntariado.
Voluntariado de proximidade: Consiste na presença de um(a) voluntário(a), com o propósito de conversar e acompanhar as rotinas e/ou atividades da vida quotidiana no domicílio do(a) destinatário(a).
Voluntariado de acompanhamento: Acompanhar e facilitar a realização de atividades da vida diária (aquisição de bens, acompanhamento a serviços de saúde e acesso a diversos serviços de utilidade pública).
População Alvo: População Idosa e/ou com Incapacidade ou Deficiência a Residir em Situação de Isolamento.
Descrição: Planificar e dinamizar sessões de esclarecimento/fóruns de curta duração para a capacitação dos dirigentes associativos e/ou futuros dirigentes associativos. No sentido da sua proatividade para a ação, da auto-organização da comunidade onde estão inseridos. Facultar o conhecimento dos procedimentos a adotar, assim como apoiar nos processos administrativos adjacentes ao associativismo. Fornecer as competências para a realização de candidaturas a financiamentos públicos, através de plataformas digitais, no que diz respeito às Associações Juvenis. Revitalizar eventos e tradições antigas, em parceria com Associações/Coletividades Locais.
População Alvo: Dirigentes Associativos e outros membros de Associações/Grupos Juvenis/Coletividades Locais.
Descrição: Facilitar o acesso a diversos serviços de utilidade pública à população residente nas regiões periféricas do concelho. (Apoios Sociais para Idosos(as); Pagamento de Faturas; Divulgação de Políticas de Apoio Local e Nacional; Realização de Ações de Sensibilização em Parceria com Entidades Públicas como a GNR ou com Unidade de Cuidados à Comunidade; entre outras informações relevantes).
População-alvo: População Residente nas Regiões Periféricas do concelho.
Junta de Freguesia de Meruge. Desenvolvido por Mixlife
Copyright © 2021. Todos os Direitos Reservados